Solenidade marca entrega de certificados do Curso de Extensão sobre Educação Bilíngue de Surdos
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de PE (UFPE), reuniu educadores, profissionais da área.
Na manhã desta terça-feira (18), o Casarão Catende foi palco de um momento significativo para a educação inclusiva no município: a solenidade de entrega dos certificados do Curso de Extensão sobre Educação Bilíngue de Surdos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reuniu educadores, profissionais da área e autoridades para celebrar a conclusão da formação, que visa fortalecer a inclusão e o ensino de qualidade para a comunidade surda.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Nalva Veras, que destacou a importância da capacitação para a construção de uma sociedade mais inclusiva. "Este curso representa um avanço significativo na nossa política educacional. Estamos investindo na formação de profissionais preparados para atuar com competência e sensibilidade, garantindo que os estudantes surdos tenham acesso a uma educação que respeite suas particularidades linguísticas e culturais", afirmou.
O Curso de Extensão sobre Educação Bilíngue de Surdos teve como objetivo capacitar professores e profissionais da educação para atuarem com metodologias que priorizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua. A formação abordou temas como práticas pedagógicas inclusivas, aquisição de linguagem e políticas públicas voltadas para a educação de surdos.
Durante a cerimônia, os formandos receberam seus certificados e compartilharam experiências sobre o impacto do curso em suas práticas profissionais.
A parceria entre a Secretaria de Educação e a UFPE foi destacada como um exemplo de sucesso na integração entre academia e políticas públicas. Representantes do Departamento de Fonoaudiologia da universidade reforçaram o compromisso com a continuidade de projetos que promovam a inclusão e a acessibilidade.
A solenidade encerrou com um compromisso coletivo de dar continuidade às ações em prol da educação bilíngue, garantindo que os direitos linguísticos e educacionais dos surdos sejam cada vez mais respeitados e fortalecidos.