Foi dado início ao Programa Verde Novo Moreno: O futuro a gente planta agora

Foi dado início ao Programa Verde Novo Moreno: O futuro a gente planta agora

Em um compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar da população, a Prefeitura de Moreno, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Governo (SEPLAG), lançou, durante solenidade que aconteceu nesta quarta-feira (5) o Programa Verde Novo Moreno. A iniciativa tem como objetivo principal aumentar a cobertura vegetal na área urbana do município, com o plantio inicial de árvores de médio porte nas principais avenidas da cidade.

Mais do que embelezar as ruas, o programa representa um passo crucial para o desenvolvimento sustentável de Moreno. As árvores plantadas trarão diversos benefícios para a cidade e seus habitantes, entre eles:

• Melhoria da qualidade do ar: As árvores atuam como filtros naturais, absorvendo poluentes e gases do efeito estufa, contribuindo para um ar mais puro e saudável para a população.
  • Redução da temperatura: A sombra proporcionada pelas árvores ameniza o calor, criando microclimas mais frescos e agradáveis, especialmente em áreas com alta densidade urbana.
  • Valorização dos espaços públicos: A presença de árvores embeleza as ruas e avenidas, criando ambientes mais convidativos para caminhadas, lazer e interação social.
  • Conservação do solo e da água: As raízes das árvores ajudam a fixar o solo, prevenindo erosões e deslizamentos. Além disso, contribuem para a retenção de água da chuva, diminuindo o risco de inundações.
  • Promoção da biodiversidade: As árvores fornecem abrigo e alimento para diversos animais, contribuindo para a preservação da fauna local.
  • Educação ambiental: O programa serve como um importante instrumento de educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com as árvores.

O Verde Novo Moreno é apenas o início de um compromisso mais amplo da gestão com a construção de um futuro mais verde e sustentável para a cidade. A administração municipal vem investindo em diversas outras iniciativas, como a criação de novas áreas verdes, a promoção de campanhas de conscientização ambiental e o incentivo à coleta seletiva, com a implantação da usina de triagem.

A primeira árvore já foi plantada no Espaço Cultural Zazart Gomes. Trata-se da Algodoeiro da Praia, uma planta ornamental e que vem sendo utilizada em áreas urbanas em várias cidades. Floresce durante todo o ano, mas nos meses de janeiro e agosto aumenta bastante esse florescimento

O plantio das primeiras árvores nas principais avenidas da cidade marca o início de uma jornada rumo a uma Moreno mais verde e sustentável. A Prefeitura de Moreno convida toda a população a participar dessa iniciativa, cuidando das árvores plantadas e colaborando para a construção de um futuro melhor para a cidade.

O futuro a gente planta agora