Moreno avança em alfabetização infantil e alcança nota 7,6 no ICA 2024
Moreno avança em alfabetização infantil e alcança nota 7,6 no ICA 2024
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) apresentou, na última quarta-feira (13), os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA) 2024 a secretários e representantes da educação dos 184 municípios do estado. O estudo avaliou o desempenho das redes municipais na alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Na abertura do encontro, o chefe do Departamento de Controle Externo da Educação e da Cidadania (DEDUC), Eduardo Siqueira, fez um breve histórico do projeto iniciado em 2023 e ressaltou a importância das parcerias com entidades ligadas à educação. Em seguida, a gerente de Fiscalização da Educação (GEDU1), Nazli Leça, apresentou os resultados de 2024, que revelaram crescimento da média geral dos municípios, passando de 5,2 para 7,9 em uma escala de zero a dez.
Entre os destaques, Moreno avança em alfabetização infantil e alcança nota 7,6 no ICA 2024. O resultado demonstra avanços significativos nas políticas públicas voltadas para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.
Segundo a secretária de Educação, Nalva Veras, “esse avanço é fruto das políticas públicas que implementamos e que são voltadas para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.”
A coordenadora da Educação Infantil, Adriétt de Luna, também ressaltou os resultados dos projetos de incentivo à leitura: “Desde cedo incentivamos a leitura em nossos alunos. E o nosso projeto, Maratona da Leitura, que trabalha com os estudantes do 1º ao 5º ano, é que vem rendendo esses frutos que hoje estamos colhendo.”
Com os resultados, Moreno reafirma o compromisso de fortalecer a alfabetização na idade certa, consolidando políticas públicas e projetos que asseguram às crianças as bases necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida.